sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Aposentadoria Brasil + EUA

 O post de hoje é bem específico, mas não tenho dúvidas que muitas pessoas estão nessa situação: segundo o Itamaraty, há mais de 3 milhões de brasileiros vivendo no exterior, sendo quase metade nos Estados Unidos.

Resumo da minha situação: cerca de 20 anos de contribuição: metade para o INSS no Brasil, metade para o sistêma de previdência pública dos EUA, o Social Security. 

Recentemente os dois países assinaram um acordo permitindo a soma do período de contribuição nos dois países para fins de cálculo de benefícios de aposentadoria.

Do lado do Brasil, pelo que entendi, a regra seria:

1) mínimo período de contribuição (carência) são 15 anos. Usando meu exemplo, assumindo 10 anos Brasil e 10 anos EUA, eu poderia considerar 20 anos de contribuição.

2) como usei o periodo nos EUA para completar a carência mínima, o benefício pago pelo Brasil seria proporcional aos anos trabalhados no Brasil comparado com o total Brasil + EUA. Sendo assim, conceitualmente eu teria direito a receber 50% (10 anos de 20) do valor que uma pessoa que tivesse contribuído 20 anos no Brasil receberia ao se aposentar por idade (o que seria outro cálculo que não vou focar aqui agora). O que não entendi é se a propoção é tempo Brasil comparado ao tempo total, ou tempo Brasil comparado ao total para chegar nos 15 anos (não dá pra saber no exemplo de cálculo que encontrei - https://sistemas.mre.gov.br/kitweb/datafiles/SaoFrancisco/pt-br/file/Calculo-beneficio-acordo-bilateral-previdencia-BR-EUA.pdf )

Nos EUA, pelo que li as regras de aposentadoria exigem tempo de contribuição e idade mínima para que o trabalhador possa receber benefícios. A idade mínima é de 67 anos para homens e mulheres e o tempo mínimo de contribuição são 10 anos. O trabalhador pode optar por aposentar mais cedo (62 anos) ou mais tarde (70 anos), e receber um benefício menor ou maior. Exemplo: o benefício máximo para quem se aposenta mais cedo (62 anos) é de US$2.265. Para quem se aposenta com 67, o valor máximo do benefício sobe para US$3.011. E quem espera até os 70 anos para requerer a aposentadoria, tem o valor máximo aumentado para $3.250.

Isso é o básico. Preciso entender melhor as regras de ambos e simular os cálculos usando meus números para projetar futuros cenários e estratégias para maximizar os benefícios. Irei completar/corrigir este post à medida que eu for descobrindo. 

* * *

Eu nunca considerei benefícios de previdência social no meu plano de independência financeira, mas isso seria deixar dinheiro na mesa considerando que já contribuí (pelo valor máximo) por mais de 20 anos. Se há algo que eu possa fazer pra manter mesmo que um benefício mínimo a partir de uma certa idade, a hora de entender, e ajustar, é agora. Ainda que seja um valor pequeno, seria um adicional muito bem-vindo (ainda mais recebendo uma parte no Brasil, onde hoje pretendo morar quando alcançar a "melhor idade", e outra parte em dólares).

Um comentário:

  1. Interessante o tópico, nesse caso pode ser interessante se aposentar nos dois moldes. Começando a contribuir (facultativo) entre 55 a 65 anos (aposentadoria por idade) por meio da GPS para não deixar o dinheiro na mesa, pois nunca se sabe o futuro e dinheiro a mais não faz mal.

    ResponderExcluir